segunda-feira, 3 de março de 2014

Toxic (In the Zone) - Britney Spears

Bom, como todos já devem ter percebido, o post de hoje ira falar sobre o single Toxic da Britney Spears. Toda segunda eu vou escolher um single e vou estar escrevendo para vocês sobre ele. Então nada melhor do que começar com um single que é ícone de hit no mundo! Vamos ao post?

Toxic é uma canção da Britney Spears contida em seu quarto álbum de estúdio In the Zone. Foi lançada em 12 de janeiro de 2004 pela Jive Records como segundo single do álbum. A canção foi inicialmente oferecida para Kylie Minogue, que a rejeitou. Britney nomeou Toxic como sua música favorita de toda sua carreira, e inicialmente teve que convencer sua gravadora a lançá-la como single, pois a gravadora queria que ela lançasse (I Got That) Boom Boom ou Outrageous. A canção foi bem recebida pela crítica, que a considerou como a faixa mais forte do In the Zone, elogiando seu gancho e refrão.

Toxic
Britney Spears

Toxic alcançou sucesso mundial, classificando-se entre as cinco músicas mais vendidas em quinze países, enquanto ficou no topo das paradas na Austrália, Canadá, Hungria, Noruega e Reino Unido. Nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro single de Britney a posicionar-se entre as dez primeiras canções na tabela Billboard Hot 100 em quase quatro anos sem que Spears atingisse essa posição.

O vídeo clipe de Toxic retrata Britney como uma agente secreta em busca de um frasco com um líquido verde tóxico. Depois que ela rouba o frasco, ela escala um prédio afim de chegar ao apartamento do seu namorado infiel e envenená-lo. O vídeo também inclui cenas intercaladas de Britney nua com diamantes sobre seu corpo. Após o incidente com Janet Jackson durante o Super Bowl daquele ano, o vídeo foi considerado explícito para a MTV e foi transferido para a programação de fim de noite.


Britney apresentou Toxic em uma série de apresentações ao vivo, incluindo o NRJ Music Awards em 2004 e em duas de suas turnês. Foi o número de abertura da The Onyx Hotel Tour em 2004, onde ela cantou em cima de um ônibus vestindo um macacão preto. Também interpretou a música na The Circus Starring Britney Spears em 2009, acompanhada por bailarinos e rodeada por um raio verde e é claro na Femme Fatale Tour em 2011, onde ela era acompanhada por bailarinas fantasiadas de gueixas. O single foi regravado por vários artistas e já apareceu em filmes e em séries de televisão como Knocked Up, You Again, Doctor Who, Chuck e Glee.


O single rendeu a Britney Spears seu primeiro Grammy na cerimônia de 2005 dos Grammy Awards na categoria de Melhor Gravação Dance, ao ganhar sua credibilidade entre os críticos. A canção foi incluída em várias listas como uma das melhores músicas da década, e tem sido observado por redefinir o som da música dance-pop. Toxic também é considerada uma das canções de definição para Britney. O vídeo da música também é conhecido por mostrar Spears pela primeira vez como uma mulher adulta, confiante e confortável com sua própria sexualidade.


O vídeo clipe de Toxic foi dirigido pelo mesmo diretor do clipe de Stronger e Womanizer, Joseph Kahn. Foi gravado nos dias 21 e 22 de Dezembro de 2003 em Los Angeles, e contém a participação dos modelos Matthew Felker, Tyson Beckfor e o ator Martin Henderson. De acordo com a MTV, foi o clipe mais caro de toda a carreira de Britney, custando aproximadamente 1 milhão de dólares. A estréia dele foi em 13 de janeiro no Making The Video da MTV e, dois dias mais tarde, no Total Request Live.


Notavelmente, o clipe é sequenciado por cenas de Britney usando apenas uma calcinha fio-dental e diamantes estrategicamente localizados por todo o seu corpo. Ela fez Kahn liberar toda a equipe do vídeo para gravar a cena. O vídeo clipe, como eu já disse anteriormente, foi considerado extremamente inadequado para o horário familiar, então a MTV moveu Toxic para o horário após às 22h. O motivo dessa censura foi devido ao episódio do show de Janet Jackson e Justin Timberlake no intervalo da transmissão ao vivo do Superbowl, na qual o Justin arrancou parte do bustiê da irmã de Michael Jackson expondo um dos seus seios  ao público.


A música, no geral, recebeu ótimas críticas. Rendeu o primeiro Grammy a Britney. Foi escolhida como a segunda favorita de todos os tempos no mundo todo em um concurso feito pela Sony Ericsson, no qual 700.000 fãs de 66 países votaram, o que fez com que a canção ficasse apenas atrás de We Are the Champions do Queen. Apenas uma crítica negativa veio da revista Blender, dizendo que o single tem uma "melodia irritante que gruda na sua mente como chiclete no sapato", e quase aparece na lista das 50 Piores Canções de Todos os Tempos por isto. Toxic foi escolhido pelos leitores da revista Rolling Stone como o 4º melhor single da década de 2000.


Toxic, apesar de ter sido número de posição 2 no Brasil, foi a 34ª canção mais tocada nas rádios brasileiras em 2004, de acordo com a Parada de Fim de Ano do Hot100Brasil e também a 5ª canção de maior sucesso no mundo no mesmo ano, de acordo com a United World Chart. O clipe de Toxic foi o mais votado nos 20 anos de MTV no Top 20 Especial.

Em 2004, 2005 e 2009 a música foi indicada a algumas premiações e venceu, são elas:

2004
Kid's Choice Awards - Música 'Choice'
Popstar Awards - Melhor Vídeo Musical
Teen Choice Awards - Single 'Choice'
Golden Music Awards - Vídeo do Ano

2005
Grammy Awards - Melhor Gravação Dance
Groovevolt Awards - Vídeo do Ano
Ivor Novello Awards - Trabalho Mais Divulgado

2009
MTV UK - Melhor Faixa da Década
NPR Award - Gravação Mais Importante da Década

Essas foram as indicações que ela concorreu e ganhou. Não citei só as que foram indicadas e não levadas. Importante é ganhar, porém, só de ser indicada já é um vitória de trabalho reconhecido, e isso Britney tem para dar e vender.  


Certificações
Disco de Platina na Austrália por 70.000 cópias
Disco de Ouro no Estados Unidos por 500.000 cópias
Disco de Prata na França por 125.000 cópias
Disco de Ouro na Nova Zelândia por 7.500 cópias
Disco de Platina na Noruega por 10.000 cópias
Disco de Ouro na Suíça por 10.000 cópias
Disco de Prata no Reino Unido por 250.000 cópias

Bom, e esse foi o primeiro post dos muitos que iram aparecer por aqui nas segundas feiras. Fique atento! E se quiser dar alguma dica de single é só entrar em contato comigo. Espero vocês amanhã.

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário