quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Quando vi esse filme fui na intenção de ser um filme mais sangrento, com muitas mortes e tudo mais; Porém eu me enganei totalmente. O filme é ótimo, não é ruim por ser um filme um pouco "mais leve" dentre outros clássicos que vi, mas mexe com o psicológico de quem está assistindo. Na hora das mortes eles optam por um jeito que deixe agente imaginar realmente o que está acontecendo, sem mostrar muito aonde ele está "perfurando" e sim na expressão de dor que a pessoa está sentindo. Eu simplesmente achei esse filme magnífico e pelo jeito o filme na década de 70 foi muito aclamado.

O Massacre da Serra Elétrica
The Texas Chainsaw Massacre

Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos ano que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.



No fato de gerar medo o filme perde, mas O Massacre da Serra Elétrica é bem feito, com ótimas atuações, principalmente quando focado em uma garota que me surpreendeu com o modo de medo que ela expressou em sua atuação, além disso a direção de Tobe Hooper recebeu críticas positivas, mas infelizmente depois de 12 anos que o filme ganhou uma continuação, e desde então a franquia vem sempre sendo renovada.


O filme, como eu disse no começo do post, chocou o público em 1974 com seu realismo cruel. Mas todos pensam que é, mas não é, o filme não, repito, não é baseado em fatos reais. Ao longo desses anos o enredo do filme de que realmente existiu um "Leatherface" em Texas que massacrou vários jovens vem atormentado várias pessoas, mas com o tempo foi comprovado que a história criada para o filme é apenas inspirada num homicida americano chamado Ed Gein, que foi fonte de inspiração para o personagem Leatherface, mas Ed Gein não massacrou várias pessoas. Para quem não sabe ele foi culpado pela morte de duas pessoas e também ladrão de lápides. Coisa louca! Inclusive Ed Gein é conhecido como "O Carniceiro de Plainfield". Continuando... O filme é considerado um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, ta ai um fato que concordo, se tornou marca registrada no gênero e que influenciou outros filmes que iriam vir depois dele. Seu orçamento foi inferior a US$ 150 mil e rendeu mais de US$ 100 milhões em todo o mundo e como todos sabem, passou a ser considerado um clássico cult para os cinéfilos de plantão.


Nota do Filme: 10 de 10


Foi o primeiro e mais importante filme que usou e abusou do teor de terror psicológico. Trouxe à tona um dos personagens mais famosos do mundo, o maníaco Leatherface, considerado por muitos o modelo para outros personagens de filmes de terror. Mesmo com tantas sequências, o primeiro agente nunca esquece. E para fechar o post eu digo que a melhor cena, a cena em que a garota é perseguida no escuro pelo maníaco, gerou muito impacto e o resultado foi incrivelmente positivo. Ta ai, esse é o verdadeiro O Massacre da Serra Elétrica.

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário