quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Terror em Amityville (1979)

Nessa quarta feira o post irá muito mais além do clássico convencional que estamos acostumados a ver e ouvir falar sobre. A franquia Amityville possui e vem ganhando fãs durante todo esse tempo e nada melhor do que começar a falar sobre todos os filmes, começando pelo clássico dos clássicos, um filme que possui um terror psicológico surpreendente. E ai, preparado?

Terror em Amityville
The Amityville Horror

13 de novembro de 1974. Uma família é brutalmente assassinada em Amityville. Um ano depois a casa é habitada pela família Lutz. Durante os 28 dias que a família passa na casa, eles percebem que algo estranho está acontecendo, gradativamente eles vão descobrindo que a casa está possuída por um espírito demoníaco cujo o objeto é acabar com a família deles. Assim eles passam a conviver com o medo da morte cada vez maior.


Terror em Amityville aborda um terror psicológico que vai mexer com a sua mente. O filme em si não é um dos mais assustadores que vi, porém, são pequenos detalhes que te deixam de boca aberta. A trilha sonora do filme é totalmente perturbadora. Para quem vê bastante filme clássico sabe que os filmes de antigamente são ricos em efeitos sonoros, grande parte dessa trilha sonora vira a música oficial do filme, que no caso de Amityville não é diferente. Outro assunto importante também é o terror base do filme. Não é aquele tipo de filme que você vê porque quer se assustar ou morrer de medo, na realidade morrer de medo vai de pessoa para pessoa, eu mesmo por exemplo, achei que o filme não é assustador, mas contém elementos que para a época foi uma evolução. Os atores também ajudaram muito para que o filme se tornasse "perturbador" como tal. Margot Kidder que para a época era lembrada como a Lois Lane do Superman, nesse filme ela consegue interpretar o papel de Kathy Lutz magnificamente e deixa ai a sua marca no cinema clássico do terror.


Como todos sabem, a história base para a criação do filme surgiu de um assassinato que aconteceu em Amityville, uma vila localizada na cidade de Babylon, no condado de Suffolk, Nova Iorque, nos Estados Unidos. Esse assassinato ficou muito famoso na redondeza, mas só depois da criação do filme que se tornou ícone de medo. O assassinato naquela casa então dá inspiração a Jay Anson que logo depois surge a ideia para retratar o acontecimento no filme, porém, não é 100% feito com fatos reais. Mas logo logo eu vou fazer um post sobre a verdadeira história de Amityville. E vou adiantando, vai ficar de boca aberta.


Curiosidades sobre o filme

- A história deste filme é baseada num acontecimento verídico envolvendo a família DeFeo: o filho mais velho matou os pais e irmãos pequenos com tiros de espingarda, enquanto dormiam, dizendo-se movido por forças demoníacas. Alguns anos depois, a família Lutz mudou-se para a mesma casa e reportou casos sobrenaturais no local.

- Na vida real, os Lutz são considerados mentirosos, já que outros proprietários da casa nunca tiveram experiências sobrenaturais nem viram fantasmas nesta mesma casa.

- Ronald DeFeo Jr., o matador da história verídica, ainda vive e cumpre sua sentença de prisão perpétua pelo assassinato da família. No julgamento ele se contradisse: primeiro disse que matou os familiares ao ser possuído por "forças malignas", e depois deu a culpa para a irmã, que teria planejado e executado o crime, e ele a teria matado em legítima defesa.

- A sinistra casa usada para as filmagens ainda existe na pequena Tom's River, em New Jersey.

- A trilha sonora não-aproveitada em O Exorcista foi utilizada neste filme para economizar. Algumas músicas são realmente arrepiantes.

 - Margot Kidder, estrela do filme e na época em alta (interpretou Lois Lane em Superman), não gostou do resultado final e, em entrevistas, disse que este era o pior filme que ela tinha feito. Mal sabia ela que o filme viraria ícone no mundo do terror clássico.

 - O ator James Brolin hesitou em aceitar o papel neste filme, mas mudou de ideia apos ler o livro de Jay Anson.

- Vários policiais e enfermeiros foram contratador como extras para o filme.

 - As cenas externas do filme não foram rodadas em Amityville e sim em Toms River.



Nota do Filme: 8 de 10


Anos depois o filme ganhou uma regravação que deixou a franquia ainda mais conhecida.
Procure ver o filme e depois me diga o que achou.
Até a próxima leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário