segunda-feira, 14 de abril de 2014

Come & Get It - Selena Gomez

Come & Get It é uma canção da atriz e cantora estadunidense Selena Gomez, gravada para o seu primeiro álbum de estúdio em carreira solo Stars Dance. Foi escrita por Ester Dean, Mikkel S. Eriksen e Tor Erik Hermansen, sendo que os dois últimos a produziram sob o nome Stargate. O tema foi lançado como single carro-chefe do disco através da gravadora Hollywood em 8 de abril de 2013. Na capa desenhada para divulgação nas lojas, Selena é vista gesticulando um grito, enquanto usa uma coroa de jóias em um fundo vermelho. A nível musical, a canção demonstra uma sonoridade electropop. A sua melodia é composta através dos vocais, juntando acordes de piano.  

Come & Get It
Selena Gomez

Após seu lançamento, Come & Get It recebeu revisões mistas da crítica especializada, sendo que alguns observam uma maturidade na carreira musical de Selena e sua nova sonoridade. Kylie Anderson da revista Entertainment Weekly descreveu a melodia da obra como fácil e fresca. Já Jessica Sager do PopCrush classificou a música com duas estrelas e meia de cinco, afirmando: "Se você estava esperando algo parecido com 'Love You Like a Love Song' ou dançante como 'Rule the World', então provavelmente ficará um pouco decepcionado." E ainda concluiu que o tema é uma mudança, e um rico. "Selena pode ganhar muitos fãs com essa música já que é muito distante da habitual caixinha de bubblegum da Disney, e seus leais Selenators provavelmente irão apreciá-lo de qualquer maneira."


Bill Lamb do About.com premiou a canção com três estrelas e disse que "o ganho de ilha está presenta em Come & Get It, mas a batida de andamento mediano logo induz a sonolência no ouvinte. A nova Selena Gomez simplesmente não é muito divertida". Em seguida, ele afirmou que "criar um guizado de ritmos de todo o mundo, cantos tribais, ritmos tropicais e um brilho tecnológico é uma grande ideia, mas tudo aqui soa excessivamente polido e não consegue realmente convidar o ouvinte". Também disse que é fácil aceitar que a obra foi escrita para Rihanna, pois de acordo com ele é simples imaginar Rihanna interpretando Come & Get It. Lamb concluiu sua resenha afirmando que a canção "provavelmente aumentará o seu número de ouvintes, graças a sua batida galopando com tambores indianos que é contagiante".


Jody Rosen, da revista Rolling Stone, classificou a faixa com três estrelas e meio, comentando que se tratava de "uma música incontestavelmente cativante, um grande pop, com letras sedutoras e uma série de mal-humorados ganchos vocais que estranhamente ecoam você-sabe-quem".

Come & Get It recebeu duas indicações para a edição de 2013 do Teen Choice Awards. Na primeira, Choice Single: Female Artist, que premiou a melhor canção de uma artista feminina, perdeu para Heart Attack de Demi Lovato. Já na segunda, Choice Break-Up Song, que elegeu a melhor música para superar o fim de um namoro, saiu vitoriosa. Come & Get It também foi indicada para a categoria de Melhor Canção do Verão da MTV Video Music Awards de 2013, onde perdeu a estatueta para Best Song Ever da boy band One Direction, porém ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Pop, e para seção Worlds Best Song da cerimônia World Music Awards.


Em seus sete primeiros dias nos Estados Unidos, Come & Get It comercializou mais de 76 mil downloads pagos no país. Nas semanas seguintes, os lucros com a música subiram, e após o lançamento do vídeo musical, suas vendas aumentaram 24% em comparação à semana anterior nos Estados Unidos. As execuções de Come & Get It nas rádios e o seu streaming na internet também elevaram, levando a canção para a sexta posição da Billboard Hot 100, em 15 de maio de 2013. Tornou-se o primeiro trabalho de Selena Gomez que se posiciona entre as dez primeiras posições desta parada. Na semana seguinte, Come & Get It vendeu mais de 164.000 downloads pagos nos Estados Unidos, um aumento de 15% em relação à semana anterior. 


A execução da música nas rádios estadunidenses também subiu, com um aumento de 16% entretanto a faixa caiu uma posição na parada principal dos EUA, a Billboard Hot 100, ficando na 7ª posição. Isso ocorreu devido a queda de 31% da música em streaming na internet, duas semanas após o lançamento do vídeo musical. Nos dias seguintes, a faixa voltou para a sexta posição, impulsionando principalmente pela apresentação da intérprete no Billboard Music Awards, e depois caiu novamente para a sétima. Come & Get It impulsionou Selena Gomez a atingir esta marca, sendo, no momento, sua música mais vendida. Foi certificada com o disco de platina dupla pela Recording Industry Association of America (RIAA).


Na Radio Songs, que lista as músicas mais tocadas em estações radiofônicas dos Estados Unidos, Come & Get It obteve o sétimo posto, tornando-se no primeiro top 10 de Selena Gomez nas rádios. Algumas semanas depois, atingiu a primeira posição nas estações de música pop.

"Olá pessoal. Hoje eu recebi uma notícia muito empolgante, eu consegui meu primeiro número um. [...] Eu gravei quatro CDs e este é o meu primeiro número um. [...] Agradeço todas as rádios, minha gravadora, e o mais importante de todos: meus fãs, por terem amado a canção, pedindo ela nas rádios, significa muito para mim. Então, é isso, essa é a minha primeira canção número um." - Declaração de Selena Gomez após descobrir que Come & Get It havia atingido a primeira posição nas rádios pop dos Estados Unidos


A faixa também conseguiu se desempenhar na Hot Dance Club Songs, que lista as canções mais tocadas em boates e clubes de dança dos EUA, estreando na 37ª posição. Nas três semanas seguintes, as execuções subiram bruscamente, fazendo com que a mesma pulasse para o 27ª, depois para 10ª e por fim para a 4ª posição. Já em sua quinta semana, Come & Get It atingiu a primeira posição nas mais tocadas da Hot Dance Club Songs, tornando-se no primeiro trabalho de Selena em carreira solo a conseguir este feito. No geral, Come & Get It é a décima canção da história a se posicionar na primeira colocação da Hot Dance Club Songs em cinco semanas ou menos. Em outras listas publicadas pela revista Billboard, como a Adult Pop Songs e Pop Songs, a obra conseguiu a 17ª e a 2ª posição respectivamente.


Mundialmente, a faixa obteve resultados diversificados. Enquanto na região de Flandres da Bélgica o single obteve a 2ª posição, na França conseguiu apenas a 35ª. Na Nova Zelândia, Come & Get It atingiu a décima quarta colocação, sendo certificada com o disco de ouro pela Recording Industry Association of New Zealand (RIANZ), devido às mais de 7.500 unidades da música vendidas em território neozelandês. No Canadá, obteve o sexto lugar, mesmo posto que nos Estados Unidos, sendo certificada pela Music Canada com o disco de platina dupla como recompensa pelas vendas de mais de 160.000 cópias no país. Na Irlanda, Come & Get It só foi lançada em 12 de julho de 2013, três meses depois de sua estreia oficial. As vendas da canção foram favoráveis no país, fazendo com que a mesma atingisse a 6ª posição na parada irlandesa.


O single se tornou no trabalho melhor posicionado de Selena na Irlanda, superando Naturally, que havia chegado à sétima colocação em abril de 2010. A faixa também foi lançada no Reino Unido em julho, estreando na oitava colocação da parada britânica. Este não foi o melhor resultado de Selena no país, que já havia chegado ao sétimo posto com Naturally, em abril de 2010 - mesma posição que na Irlanda. Depois do lançamento do disco Stars Dance, as execuções de Come & Get It subiram em alguns países europeus. Neste período, a canção estreou na 58ª posição na Alemanha, pulou para a 35ª na França, e subiu da 38ª para a 22ª posição na República Tcheca, após passar por semanas de instabilidade na parada musical deste último país. Alguns dias depois, a faixa subiu para o 34ª posição da França.


O vídeo clipe para Come & Get It foi dirigido por Anthony Mandler, e o foco de seu enredo são os quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Sobre as gravações, Selena afirmou: "Foi difícil gravar o vídeo porque em cada set-up haviam partes em que eu simplesmente amei, mas quando nós fizemos aquela coisa com o fogo, você pode imaginar que eu estava quente, mas estava congelando. Estava tão frio, eu tremia enquanto fazia meus movimentos de dança. Honestamente, sinto que foi o melhor vídeo que eu já fiz". Um dos preparativos do vídeo em que Anthony deu controle total para Selena foi o seu vestuário na produção. "Eu trabalhei com o meu estilista desde quando eu tinha quinze anos, e quando Anthony veio a bordo, ele realmente me apoiou quando desejei ter um pouco mais de controle com isto", comentou Selena. A intérprete também falou a respeito do vestido preto que utilizou durante as gravações: "O vestido preta era realmente uma peça de última hora porque eu estava querendo que ele tivesse mangas mais compridas. Mas com o campo e tudo e a definição, Anthony queria que eu fosse um pouco mais sensual".


Em 30 de abril de 2013, uma curta prévia do vídeo clipe de Come & Get It foi divulgada, mostrando a cantora em um grande campo cercado por flores, olhando com desejo para um homem misterioso, mergulhando em um rio e fazendo coreografias com um grupo de dançarinos na frente de uma fogueira.

Bruna Nessif do Entertainment Weekly elogiou o trabalho, escrevendo: "[...] depois de ver Selena dando um olhar sedutor de 'venha cá' para a câmera em múltiplos cenários, você provavelmente vai ficar com vontade de fazer exatamente o que a canção diz".

Carl Williott do blog musical Idolator declarou: "Como prometido no teaser, o clipe apresenta paisagens exuberantes e cores deslumbrantes, como Selena que interpreta a mulher enfeitiçadora que é dançante no fogo e dançante na água ao longo da coisa toda. É basicamente o vídeo Enya mais sexy de todos os tempos".


Durante os dias 8 a 14 de maio, o vídeo clipe de Come & Get It foi o mais visto do YouTube. Na semana seguinte, caiu para a 5ª posição na lista dos mais visualizados do site. No Twitter, Selena agradeceu a recepção positiva de seu novo clipe: "Eu estou tão feliz que vocês estão gostando! Obrigado por todos os ótimos comentários". A trama recebeu uma estatueta nos MTV Video Music Awards de 2013 (VMA), como Melhor Vídeo Pop, derrotando produções de Fun., Justin Timberlake, Miley Cyrus e Bruno Mars, além de ser nomeado para a categoria de Worlds Best Video da premiação World Music Awards.


Resenha: Logo na introdução do clipe você percebe que o estilo de Selena Gomez sai do ritmo "Disney Channel" de compor os clipes para algo mais vaidoso e sensual. Fatores que ela não tinha muita liberdade em expressar nos videoclipes anteriores por conta do seu contrato com a Disney, por assim ter que manter a sua imagem de 'virgem'. Não estou radicalizando. O mesmo você pode perceber que aconteceu com Miley Cyrus em todo o álbum Bangerz, cujo foi o motivo de sua libertação. A verdade é que Selena está mais independente e realizada, tanto no novo álbum, como nesse primeiro single, e você percebe isso na segurança que ela passa durante todo o clipe de Come & Get It. Segurança que toma conta dos seus sentidos e que passa assim uma imagem de mulher em vez de menininha. 

A fotografia é algo que exala beleza e contribui para a atuação de Selena durante todo o clipe; e o campo de flores é a combinação perfeita para a gravação e letra da música. O conceito é os quatro elementos, e são infiltrados em todas as cenas do clipe para que fique com um roteiro uniforme. A canção é o ponto de partida para o grande sucesso do seu novo álbum. Já a coreografia, eu confesso que esperava algo mais impactante, já que as suas apresentações em premiações eram bem rítmicas e elaboradas em muitos passos de dança. Porém, no clipe a coreografia entra em combinação com as outras cenas e dando uma sensação de que a dança que ela está fazendo é um ritual para trazer o seu amado à sua espera.

O figurino é espetacular. Vários vestidos, mas todos com o mesmo propósito: Mostrar ao mundo que Selena Gomez não é mais uma menina e sim uma mulher. Mesmo com tanta sensualidade exibida, você pode perceber que durante as movimentações dela com o vestido, você nota algo desajeitado em sua movimentação, mas nada que deixe o clipe negativo, afinal, a nossa pequena princesa ainda está aprendendo sobre as manhas do palco e das performances.


Esse foi o post dessa segunda feira.
Single que fez muito sucesso na carreira de Selena Gomez, principalmente agora que ela está em carreira solo. Logo mais estarei falando sobre o segundo single do álbum Stars Dance, Slow Down.

Espero vocês amanhã. 
Até mais leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário