segunda-feira, 7 de abril de 2014

La tortura (feat. Alejandro Sanz) - Shakira

La tortura é uma canção em dueto entre os cantores Shakira e Alejandro Sanz, composta por ambos e Luiz F. Ochoa. A canção foi lançada como o primeiro single do sexto álbum de estúdio de Shakira, Fijación Oral Vol. 1 de 2005. De acordo com o Media Traffic, La tortura é a canção em língua espanhola mais famosa de todos os tempos e a quadragésima-sexta em geral. Em 2006, a canção venceu dois prêmios Grammy Latino nas categorias de Canção e Gravação do Ano.

La tortura (feat. Alejandro Sanz)
Shakira

A canção, assim como o videoclipe (dirigido por Michael Haussman) fala basicamente de uma mulher que foi "torturada" pela infidelidade de seu namorado, e que por isso deixou-o, mas ele acaba retornando fazendo falsas promessas e suplicando por perdão. O videoclipe tenta acentuar um lado mais sensual da cantora, mostrando-a dançando de maneira sensual coberta de óleo negro.


O videoclipe de La tortura é bastante simples: de seu apartamento, Sanz espia Shakira, que mora do outro lado da rua e está entrando em seu prédio. Ela entra em seu apartamento e troca de roupa enquanto Sanz relembra-se de coisas que eles fizeram no passado como um casal. Logo após, Shakira (coberta de óleo negro) dança eroticamente. Algumas cenas de Shakira e Sanz tomando banho juntos também se intercalam durante isso.


O videoclipe é bem notável por si só, já que foi a primeira vez que a MTV americana mostrou um episódio inteiro de Produzindo o vídeo (Making the Video). Foi também o segundo vídeo totalmente na língua espanhola a entrar na contagem dos dez vídeos mais pedidos no Total Request Live (TRL). Eu particularmente possuo um grande carinho por essa música, pois foi um dos primeiros vídeos que vi da Shakira e que logo de cara virei fã. A letra condiz com as cenas do clipe, fora que a sensualidade da Shakira é algo que cria um envolvimento entre ela e Sanz.


Desde seu lançamento como um single, a canção se tornou uma das mais importantes em espanhol a se infiltrar na cultura dos países que falam inglês, mais notavelmente os Estados Unidos (onde chegou ao Disco de Platina), a Austrália e o Canadá. A Sony-BMG decidiu não lançar a canção como um single no Reino Unido, o que chateou a cantora, já que o mercado britânico nunca foi o seu forte.

O videoclipe da canção foi indicado como Escolha da Audiência (apesar de ter perdido para "American Idiot" do Green Day) nos prêmios Video Music Awards de 2005 da MTV. Shakira cantou com Sanz a canção durante a cerimônia, notavelmente, a primeira vez que um convidado interpretou uma canção totalmente em outra língua além da inglesa. 


La tortura esteve entre os quarenta singles mais vendidos e tocados do ranking da Revista Billboard em menos de dez semanas (conseguiu chegar até a posição 23). Entre o ranking dos singles latinos mais vendidos e tocados da mesma publicação, La tortura também bateu recordes, apareceu no primeiro lugar por 25 semanas não-consecutivas. O single chegou à posição #2 na United World Chart, sendo a 2ª canção mais executada e comprada no mundo entre as semanas 35 e 36 de 2005.


Aposto que você já deve ter ouvido muito essa música não é mesmo?
Então bora viciar novamente! õ/

Esse foi o post dessa segunda feira. 
Até a próxima leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário