sábado, 12 de abril de 2014

O Chamado 2 (2005)

É quase impossível criar uma continuação que mantém o mesmo foco do primeiro filme. Já vi muitos outros filmes que possuem continuação e geralmente todos perdem a graça, deixando toda história criada para o primeiro sem nexo no segundo. Mas com The Ring 2 é diferente. O filme é fiel ao primeiro, mesmo que o diretor tenha mudado, mantendo fixado as raízes, e o melhor é que muitos outros enigmas irão se fechar e deixar que o espectador entenda toda a história de O Chamado. Eu só tenho a dizer que é uma continuação digna, e se vier um terceiro no mesmo ritmo, vai ganhar meus aplausos em pé.

O Chamado 2
The Ring 2


Seis meses após os eventos que aterrorizaram Rachel Keller e seu filho Aidan, os dois tentam deixar para trás as lembranças de Samara e sua fita de vídeo amaldiçoada. Rachel e Aidan se mudam de Seattle para a pequena comunidade litorânea de Astoria, no estado de Oregon, onde pretendem recomeçar a vida. Porém, após a ocorrência de um crime local que tem uma fita de vídeo envolvida, Samara retorna para reiniciar seu ciclo de mortes.


O que você percebe no segundo filme é que o suspense é o foco principal, tanto no primeiro como na continuação. Como falado no início, a continuação de O Chamado segue um mesmo ritmo do primeiro, mesmo ele tendo um roteiro um pouco diferente, ganha alguns fatos para que assim forme uma continuação concisa e que explique mais sobre a vida passada de Samara. A proposta em assustar o espectador está bem mais elaborada e você percebe isso nas cenas, pois elas ganham mais realidade deixando você sentir o medo das pessoas que veem a fita e o pavor que elas possuem para com a menina do vídeo, Samara. Tudo isso por conta da excelente atuação, desde os figurantes aos papeis principais.


A cena de introdução ao filme é uma das mais empolgantes que vi. Por se tratar de uma cena que vai dar inicio ao filme ela tem que ser interessante ao extremo, pois ela influenciará ao espectador a manter a atenção ao filme. E com essa cena piloto, você percebe logo de início que o filme vai tratar de algo bem pior do que no primeiro. Os efeitos são ótimos e te deixa animado logo no começo do filme. As melhores cenas, óbvio, são as que a Samara aparece, por esse motivo, eles deixam os efeitos impecáveis e sombrios para te passar sensações de algo sobrenatural, que no caso seria a menina do poço.


Algo de grande repercussão, tanto no primeiro quanto no segundo filme de O Chamado é a proporção e elaboração das cenas, que na maioria das vezes você pensa que irá levar um susto enorme, porém sempre te levará a algo simples, sem te chamar muito a atenção, mas é esse simples que torna o filme legal. Chega a um momento do filme em que o Aidan sonha que a Samara está levando ele para o poço, mas ele acorda e nada daquilo era verdade. Porém no decorrer do filme você descobre que a Samara se apoderou do corpo do garoto e quer que Rachel seja a sua mãe. São esses truques que eles posicionam no meio do filme que te deixa um pouco pensativo e comovido, tentando avaliar o que realmente está acontecendo ao filme e te mantendo 100% atento aos detalhes.


Algo que contribui para essas cenas ficarem mais realistas são os barulhos, sejam eles feitos pela televisão, trilha sonora do filme ou até mesmo pela fita de vídeo da Samara. Se você prestar bastante atenção, não são sonoridades limpas e sim poluições sonoras. Barulhos perturbantes que torna o filme mais arrepiante do que ele já é. Outro ponto positivo que o filme agrega são as filmagens que dão a impressão de ser gravadas em terceira dimensão, principalmente nas cenas em que a Samara sai da tela da televisão para atacar a sua vitima. Ressaltando que os efeitos especiais nesse filme estão bem melhores.


Naomi Watts está mais convincente do que no primeiro filme. Ela incorpora a personagem (Rachel) de um jeito que fica difícil você acreditar que é atuação. Seu trabalho é excelente e fica impossível não ser seu fã. David Dorfman interpreta o filho de Rachel, Aidan. Você percebe o grande destaque do ator nesse filme por conta da atuação dupla que ele tem que fazer. O fato da Samara ter entrado no corpo do Aidan, David tem que interpretar dois tipos de personalidades, a do garoto e a personalidade de Samara, mesmo com bastante dificuldade, você vê que o ator tem talento de sobra e consegue te convencer em ambos "personagens".


Nota do Filme: 10 de 10


O filme é dirigido pelo Hideo Nakata, o mesmo diretor de Ringu e Ringu 2, as versões japonesa de O Chamado. Para quem viu as outras versões, pode perceber que O Chamado 2 coincide com o roteiro japonês e que tem um estilo de filmagem bem parecido com a de Ringu, proporcionando mais solidez ao filme. Alguns filmes japoneses tem lá seus créditos, O Grito 2 e 3 é um exemplo de continuações bárbaras, mesmo com alguns contribuintes americanos, o filme é levado bastante à temática japonesa, isso é um dos pontos positivos e que logo logo o blog vai estar falando sobre, aguardem!

Bom, espero que você tenha gostado.
Até amanhã leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário