sexta-feira, 11 de abril de 2014

Noé (2014)

Quem nunca ouviu falar da história bíblica "A Arca de Noé" não é mesmo? Todos conhecem, se não leram, com certeza já ouviu falar. Bom, um filme adaptado da história está em cartaz nos cinemas e eu fui vê-lo. De início eu fui na intenção de ver Emma Watson, Russel Crowe e Logan Lerman, atores que eu sou fã de carteirinha e cuja atuações são ótimas. Mas depois eu me interessei mais ainda por ser uma das histórias que eu mais gosto na Bíblia, e as poucas que li também, pois não sou muito de ler livros religiosos. Eu vi o filme e consegui usufruir da história em alguns pontos, em outros eu fiquei um pouco perdido por não lembrar muito sobre o que se passava na história. Antes de começar o post, eu li os capítulos da Bíblia que conta a história de Noé para poder relembrar e entender os pontos que eu fiquei perdido durante o filme. Para quem está interessado, leia Gênesis 6 ao 12.

Noé
Noah


Na trama, em um mundo dominado pelo pecado, Noé recebe uma missão divina: construir uma arca para salvar toda a criação de Deus de um dilúvio. Um grupo de opositores a Noé, porém, tenta se apossar da Arca em nome da defesa da raça humana e, ao mesmo tempo, luta para cooptar para o seu lado Cam, o primogênito de Noé.


Antes de tudo, eu recomendo que se você está afim de ver esse filme, leia os capítulos que falam sobre a história de Noé, são poucas páginas e linhas, afim de te deixar mais apar da história durante o decorrer do filme. Para quem não é muito chegado em história bíblicas, o início do filme tem uma breve introdução do motivo de Deus estar mandando um dilúvio para cobrir a terra. Mostra o início de tudo, desde Adão e Eva até os tempos em que Noé vivia, tempos em que os homens estavam acabando com a terra e vivendo em perdição.

Noé era diferente, ele vivia em comunhão com Deus e então foi escolhido para construir uma arca e abrigar um macho e fêmea de cada espécia de animal que vivia na terra, todos os que voam, rastejam e andam. Nessa arca, além dos animais, iria abrigar Noé, sua esposa, filhos e noras.

Choveu durante 40 dias e 40 noites, e todos os que estavam fora da arca morreram afogados. Depois que o dilúvio, ou seja, a chuva parou, foi que a água começou a baixar. E então Noé e todos os seres vivos que estavam na arca saíram e começaram a construir uma nova vida.


Dei uma breve introdução à história de Noé e agora vou começar a avaliar todas as questões do filme para com a  história da Bíblia. De primeiro eu coloco em questão a produção, que você percebe que não é uma qualquer e sim uma enorme produção. Os capítulos da Bíblia são bem curtos, por isso você percebe que no filme eles dão ênfase não só na história de Noé como também mostrando a criação do mundo, Adão e Eva, o pecado, dentre outros pontos que o filme aborda. Se não tivesse todos esses pontos no filme, Noé seria chato e entediante, porém há pessoas que digam que "não via a hora para acabar", a verdade é que se você não está afim de ver um filme com contexto bíblico, não vá ao cinema! Mas é claro que alguns pontos do filme são invenções. Não são todos, mas alguns fatos são inventados para que o filme fique com um roteiro mais interessante ao espectador.


Na Bíblia, há um capítulo que diz que naqueles tempos existiam gigantes. Eu quando vi o filme fiquei um pouco perdido pois não havia lembrado do fato de ter criaturas gigantes na época de Noé. O contexto verdadeiro é que haviam humanos gigantes, altos e fortes e não criaturas. No filme esses gigantes são passados como guardiões de Deus, que foram uma vez mandados como meteoros e assim pousados na terra, viraram criaturas em formas de pedras. Essas criaturas, uma vez, foram pequenas luzes, ou até mesmo anjos, que iluminavam o Jardim do Édem e ajudavam Deus a dar luzes e sabedoria à Adão e Eva. 


Se formos analisar o contexto do filme, ele é mais classificado como uma nova visão da história de Noé, porque o filme como um todo não é tão bíblico assim. Retrata mais o drama de Noé e sua família quanto as atitudes de Deus para com eles. Mandamentos que Noé tinha que obedecer, pois era um homem sábio, mas eram mandamentos que só Noé entendia, sua família, em boa parte, achava loucura algumas atitudes. Ressaltando: Isso é retratado no filme. Porque até então na história da Bíblia esse drama familiar não é muito retratado.

Quanto aos efeitos especiais eu só tenho a dizer que são perfeitos. Infelizmente tinha esgotado a sala em 3D e acabei vendo a versão em 2D, e acredito que em terceira dimensão vale muito a pena. O filme ganha destaque nos efeitos dos animais indo à arca, nas visões de Noé e também no dilúvio. A arca eu achei um visual um tanto quanto esquisita ela ser quadrada e retangular, acho que não estamos acostumados com arcas em formato quadrangular. Porém da um contraste legal dos animais indo à arca e você percebe que não é algo muito tecnológico e sim racional, já que seria um formato que abrigaria todas as espécies sem problemas. As visões de Noé são, na minha opinião, uma das melhores partes. Transmite o que Deus está por fazer e então avisando Noé o que irá acontecer. Essas visões são contribuídas com sons que ganham mais realidade para a cena, cenas que me deixaram arrepiados. O terceiro e último destaque vai para a cena em que o dilúvio toma conta da terra, cena que também adere com a participação dos gigantes, já que eles ajudam Noé na construção da arca. Você percebe que a produção para essa cena foi de extrema cautela, pois eles estariam retratando o ponto clímax do filme, e em minha opinião a cena é repleta de efeitos criativos que contribuem para a beleza visual.


O elenco conta com astros de Hollywood, dentre eles temos: Russell Crowe como Noé. Um papel que eu achei bem diferente para o ator, mas que ele consegue interpretá-lo com muita sinceridade, pois você acaba confundindo o próprio papel com o ator e ficando com uma pequena raiva do Russell, já que algumas atitudes de Noé eram absurdas, porém precisas. Emma Watson interpreta Illa. Uma personagem que te conquista desde o primeiro momento em cena. Emma atua super bem, não só em Noé, como em todos os filmes que ela está fazendo depois da então eterna Saga Harry Potter. Ela ganhou uma chance de brilhar nos tapetes vermelhos da vida e com certeza já ganhou o dobro de fãs que já tinha. Logan Lerman interpreta Cam. Um jovem que tem da sua curiosidade seu ponto principal, por esse motivo é tido como o rebelde da família. Em partes eu entendo Cam. Ele é uma pessoa especuladora, gosta de respostas e não deixar as perguntas no ar. Por ser filho de Noé, era sempre ensinado a obedecer os mandamentos de Deus. Durante o decorrer do filme você percebe que Cam é um menino que está passando pela puberdade e então sabe que depois do dilúvio teria dificuldade em encontrar uma esposa e conseguir construir a sua própria família. Ele encontra uma menina para levar à arca e então torná-la sua esposa, mas algo terrível irá acontecer e tornar a sua relação com a de seu pai, algo aderido de muita raiva. Jennifer Connelly interpreta Naameh, esposa de Noé. Uma personagem que não fica avulsa no decorrer do filme e mostra toda garra, sabedoria e amor para com seus filhos e família. Algumas atitudes são tidas como de rebeldia para com Noé, mas é algo que faz ele refletir depois de algum tempo. Douglas Booth interpreta Sem, o filho mais velho de Noé e namorado de Illa. O personagem de Douglas é centrado e disposto a fazer de tudo para proteger sua amada. Ao contrário de Cam, Sem obedece à todos os mandamentos de Noé. Anthony Hopkins interpretá Matusalém. Um homem muito sábio e que ajuda Noé e sua família durante todo o filme.


Como eu disse, o filme vai além do que é relatado sobre Noé no livro de Gênesis. O diretor usou bastantes relatos registrados no Zohar, o livro central dos estudos kabbalísticos, o chamado "Livro do Esplendor", que desvendaria, segundo creem seus estudiosos, os segredos da Torá. Além disso, ele também inseriu alguns relatos sobre Noé inclusos nos textos da Gnose, uma das vertentes do cristianismo primitivo, que também se relaciona com a cultura grega. Resumindo, o filme não é só um relato sobre a história de Noé. Ao meu ver, a história foi utilizada como base, que logo depois, com relatos mais aprofundados, foram criados o enredo do filme. Em geral, o filme sobre Noé está gerando muita repercussão, principalmente pelos cristãos, porque não é tão fiel aos capítulos de Gênesis da Bíblia. 


Nota do Filme: 8 de 10


Alguns países Islâmicos proibiram o filme. Acredito que seja numa possibilidade das pessoas deixarem de acreditar em Deus. Acho isso desnecessário, já que cada um acredita no que bem intender.

Eu curti bastante o filme e espero que você curta também. Vá ao cinema que dá tempo, e se você quer se aprofundar mais nos detalhes, achei um post na página da Globo que fala sobre cada pedaço do filme detalhadamente, vale a pena acessar.

Bom, esse foi o post de hoje e espero vocês amanhã.
Até mais leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário