terça-feira, 4 de março de 2014

Doce Vingança (2010)

Dias atrás eu escrevi sobre o filme A Última Casa, e no post eu havia dito que que eu iria estar falando sobre o filme Doce Vingança, pois bem, chegou o dia e vamos ao trabalho!

Doce Vingança (I Spit on Your Grave) é um filme de terror e suspense dos Estados Unidos, lançado em 2010. Ele é dirigido por Steven R. Monroe e estrelado por Sarah Butler, Chad Lindberg, Daniel Franzese, Rodney Eastman, Jeff Branson e Andew Howard. O filme é uma regravação de outro homônimo produzido em 1978.

Doce Vingança
I Spit on Your Grave

A trama se desenvolve em torno da protagonista Jennifer Hills (Sarah Butler) que é uma escritora que sai da sua cidade para ir a uma encantadora cabana na floresta, lugar onde geralmente busca inspiração para começar a escrever um novo livro. Porém, a presença de Jennifer na pequena cidade chama a atenção de quatro homens, que vão até o local e estupram-na. Antes que eles possam matá-la, Jennifer se joga em um rio e some. Depois de alguns dias procurando por Jennifer, os quatro homens desistem da busca acreditando que ela tenha morrido e sido levada pelo rio. Mas ela retorna e começa sua vingança, matando um por um...


Reparei algo bem interessante entre esse filme e A Última Casa. Como todos já devem ter percebido, os dois filmes possui algo em comum que eu disse no post sobre A Última Casa. Nele eu disse que o clássico foi lançado em 1972 e Doce Vingança em 1978, que na época provavelmente seria uma possível nova ideia de filme. Já nessas regravações eu reparei novamente que houve em 2009 a regravação de A Última Casa e em 2010 a regravação de Doce Vingança. Ao meu pensar eu vejo que teria ai uma competição entre esses dois filmes, porque eles são tão parecidos, mesmo que o desenrolar da história seja diferente, um vai acabar lembrando o outro. E talvez um queira ser sempre melhor que o outros. Mas também podemos ressaltar que são ótimos filmes, embora Doce Vingança ganhe.


As mortes desse filme são pra lá de violentas. Não que seja mortes no estilo "Jogos Mortais", mas a maioria meche com o seu psicológico te deixando totalmente tenso do início ao fim do filme. A cena do estupro de Jennifer é forte ao olho humano, nos dá uma pequena prévia do que pode estar acontecendo nesse mundo, é tanta violência que você acredita que aquilo possa ter acontecido realmente. O filme é brutal e vai mexer com você. Só veja se tiver realmente coragem.

Eu gostei bastante do filme, mas a reação dos críticos de cinema foi geralmente negativa. O filme teve um índice de 35% no Rotten Tomatoes e Roger Ebert deu zero estrelas (o mesmo que deu ao original de 78) e descreveu-o como "remake desprezível de um filme desprezível". Notadamente, Ebert não se referiu à qualidade técnica do mesmo, mostrando indignação pelo roteiro de I Spit on Your Grave. Ele diz: "o filme apresenta um senso falso de equivalência moral", e completou, "se eu estupro alguém, eu cometi um crime. Porém, se você me matar, estará cometendo outro"

Minha opinião sobre o comentário de Ebert é que o filme em si é bom, poderia ser melhor é claro, mas o desenrolar da história é interessante e te prende até o final filme. Quanto ao comentário que ele disse dizendo que o filme é desprezível eu discordo. Não acho que o filme é tão ruim assim a ponto de ser desprezível, e quanto ao outro comentário dizendo do estupro, acho que quando uma pessoa está com muita raiva, se vingar de alguém é o básico, que no caso de Jennifer, ela foi estuprada, matar eles na cabeça dela aniquilaria a consciência pesada e a mágoa que ela estava sentindo.


O filme não recebeu apenas críticas ruins, a grande imprensa veio através do jornal The New York Times apoiá-lo. Em sua crítica disse que o filme mostra uma fantasia de vingança de mulheres que passaram por uma situação parecida e que Doce Vingança é extremamente eficiente em saciá-la. O jornal The New York Post também ofereceu suporte ao filme e disse que os espectadores devem ver como as pessoas podem lidar com situações de violência e com o sentimento de vingança. V.A. Musetto deu 4 em 5 estrelas ao filme e destacou que a personagem principal não apenas quer matar seus violentadores, mas quer que eles passem pelo sofrimento que ela passou e compara o enredo com a Lei de Talião, "olho por olho, dente por dente". A revista Fangoria, especializada em filmes de terror, disse que o remake é tão cru e perturbador em sua brutalidade quanto o original, talvez mais, pela sua qualidade de imagem.



Nota do Filme: 10 de 10


Eu recomendo que veja esse filme sim, na verdade recomendo que veja esse e A Última Casa. Que são dois filmes ótimos, mesmo sendo um pouco parecidos.
Espero que você tenha gostado do post de hoje. 
Até a próxima leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário