segunda-feira, 24 de março de 2014

Alice - Avril Lavigne

Alice é um single da cantora canadense Avril Lavigne. A canção está presente no quarto álbum de estúdio da cantora, Goodbye Lullaby, e faz parte da trilha sonora oficial do filme Alice in Wonderland, do diretor Tim Burton, e do álbum do longa-metragem, denominado Almost Alive. A letra da canção diz respeito à sobrevivência nos caminhos da personagem de Alice no longa, e a todos os sentimentos que ela teve.

Alice
Avril Lavigne

Avril descreveu a cação como sendo um pouco dark e afirmou que ela foi escrita no piano, acrescentando que gostou do resultado final. Alice é uma balada de meio-tempo, escrita do ponto de vista da personagem principal de Alice in Wonderland. A música é composta inteiramente por Avril.

Em entrevista para a revista online Slink, pertencente a rede BBC do Reino Unido, Avril disse mais a respeito da composição de Alice:
"Simplesmente, eu começo com os acordes... tento encaixar alguma coisa que eu ache bonita, musicalmente falado. Eu nunca compus uma letra e depois coloquei ela numa melodia, sempre foi a música primeiro, e então a melodia e a letra quase que surgem juntas."

Em entrevista ao site Terra Brasil. Avril disse que onde veio a inspiração para criar o refrão da música-tema do longa foi que antes de tudo tem que "sobreviver" a jornada de passagem da personagem Alice do filme e viver todas as emoções que ela sentiu durante o decorrer do filme. Avril terminou a entrevista dizendo que quando era criança, sempre lia os livros de "Alice no País das Maravilhas" e que já tinha uma experiência sobre o tema durante toda a vida dela.


Em uma entrevista para rádio de Ryan Seacrest, que é um dos apresentadores do American Idol dos EUA, Avril disse que estava fazendo uma coleção Abbey Dawn especialmente para o longa-metragem Alice in Wonderland e quando visitou os estúdios Disney se ofereceu para fazer uma canção-tema para o filme, uma vez que estava compondo outras músicas para o seu quarto álbum de estúdio. Depois, Avril recebeu um telefonema de seu atual empresário dizendo que os responsáveis da Disney acataram sua ideia. E logo em seguida Avril foi ao seu piano e começou a trabalhar em Alice. Quando terminou de gravar ela enviou a canção em CD para Tim Burton, o diretor de Alice in Wonderland, dizendo que é perfeita para o filme. O videoclipe foi filmado nos dias 26 e 27 de janeiro de 2010, em Los Angeles County Arboretum and Botanic Garden, com direção de Dave Meyers, e lançado em 17 de fevereiro.


No portal About.com, Alice foi avaliada pelo crítico musical Bill Lamb com quatro estrelas, em uma escala que vai até cinco. Lamb afirmou que a canção fornece uma introdução dramática adequada para a publicidade do filme, elogiando o vocal emocional de Avril. Segundo uma avaliação do jornal Calgary Herald, a canção é uma das melhores da carreira de Avril Lavigne.

William Ruhlmann, dos site Allmusic fez um pequeno comentário sobre o single durante sua resenha sobre o álbum Almost Alice. William disse que o álbum deveria ter uma coleção de músicas do gênero pop-rock e que Alice dá créditos pro filme, além da canção ser uma autêntica música pop para adolescente. 

A revista Billboard se pronunciou a respeito da canção e disse que para Avril, contribuir para Almost Alice foi a plataforma perfeita para apresentar seu vindouro quarto álbum de estúdio. Segundo a própria cantora:
"Foi uma maneira legal para eu mostrar um lado novo e que, esse foi um projeto tão maravilhoso de fazer parte que eu jamais poderia ter recusado."
Um crítico do jornal Today Online, respondeu favoravelmente dizendo em poucas linhas que essa canção é a melhor faixa de todo o álbum Almost Alice.


A canção estreou na 60ª posição na parada do Canadá feita pela Billboard, a Canadian Hot 100, seu alcance máximo foi no 53º lugar. Já na Argentina a cação estreou na 90ª posição na parada Top 100 Argentina com posição máxima na 31ª. Nos EUA foram vendidos mais de 45 mil cópias em quatro semanas de lançamento, e semanas depois estreou na 71ª posição na Billboard Hot 100 e em outras paradas do país. Semanas após seu lançamento, Alice se encontra no Top 100 dos singles mais vendidos no iTunes. No Japão, o single entrou em várias paradas musicais do país, com destaque para a Japan Hot 100 Airplay, onde estreou em 2º lugar no ranking. Na Coreia do Sul, ficou na 6ª colocação na Gaon Music Chart. No Brasil entrou na 86ª posição das 100 músicas mais executadas nas rádios do país. Uma semana depois, pulou 37 posições chegando na 49ª posição na parada, com pico na 32ª.


Ainda no Brasil, o clipe ficou no primeiro lugar dos videoclipes mais vistos do MTV Music Brasil da MTV Brasil. Na rede de televisão MuchMusic ficou na 14ª posição da parada de videoclipes. Foi publicado na Billboard Brasil uma lista dos clipes mais votados na programação da Multishow, e Alice ficou na 7ª colocação no mês de maio de 2010. Na parada nacional de vendas de ringtones da Vivo, a canção ficou na 5ª posição. No Japão, Alice foi certificado com disco de ouro pelas mais de 100 mil cópias vendias, segundo o RIAJ


E esse foi o post single de hoje. 
Espero que vocês tenham gostado e até a próxima leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário