quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Sexta-Feira 13 (1980)

Quando se fala em Sexta-Feira 13 a primeira coisa que pensamos é no Jason Voorhees e no sucesso que o filme trouxe ao mundo do cinema. Embora hoje ele seja assim tão aclamado, antigamente, bem no começo, disseram que o filme seria um lixo. Pois é, eles não faziam ideia de que estavam criando o filme que iria ditar todas as regras dos filmes dos anos 80 e assim abrir portas para os que estavam por vir. 

Sexta-Feira 13
Friday the 13th

Depois de muito tempo fechado, alguns monitores vêm passar uns dias no local que por muitos ficou conhecido como o "Acampamento Sangrento". Ignorando os avisos, eles preferem passar o final de semana cantando e se divertindo, mas não esperavam que eles eram os próximos a serem mortos. Então um por um vai sendo morto sem que os outros descubram.


O filme foi lançado em 1980, o que poucos sabem é que Sexta-Feira 13 foi apenas criado na onda do sucesso de 1978, Halloween: A Noite do Terror. O roteirista, que escreveu a história do filme em duas semanas, admitiu que só teve a ideia do filme por conta do sucesso que estava tendo o Halloween na época, e que por sorte acabou ganhando um espaço na fama. 



Jason Voorhees era um garotinho que se afogou no lago. Não foi salvo por conta de um casal de monitores estar transando na hora no incidente. Isso provocou a ira de sua mãe, Pamela Voorhees, que então começou a se vingar de todos que pisariam no Crystal Lake.

Por incrível que pareça o filme não ganharia uma sequência. Até a finalização do filme o roteirista, Victor Miller, disse que Jason era apenas um elemento para o enredo do filme, até então eles não faziam ideia de que o personagem iria ganhar forças para terminar o que a sua querida mãe havia começado.

Kill her, momy!
Betsy Palmer, a atriz que interpreta a mãe assassina de Jason, após ler o roteiro disse que o filme seria um lixo, e que só estaria participando porque queria comprar um carro novo. 

O filme em si é simples. Produção pequena, mas que abriria portas para muitos artistas até então anônimos que hoje fazem o maior sucesso nas telonas.

Kevin Bacon interpretando Jack Burrell
As mortes, quando explícitas, eram bem planejadas. Porém o ingrediente mais usado na trama era o suspense, exemplo, a ida e vinda da câmera no rosto da vítima, deixando o espectador com medo, pelo menos antes eles deveriam ter ficado com medo, porque hoje é mais um filme trash para se divertir e que eu amo de paixão.


Nota do Filme: 10 de 10


Impossível não amar Jason e a franquia Sexta-Feira 13, que ganhou muitos fãs durante esses mais de 30 anos. Se você gosta da franquia, em modéstia parte, isso quer dizer que tem bom gosto. (risos)

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, e até a próxima.

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário